(Português) Abertas inscrições para oficinas e workshops do CURTA 8 2019

Encontram-se abertas as inscrições para as oficinas e workshops do CURTA 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba. O Cine Passeio recebe o evento de 8 a 11 de novembro, com sessões gratuitas às 18h e 20h (na sexta e no sábado) e às 16h, 18h e 20h no domingo.
Este ano, o CURTA 8 promove três atividades paralelas ao Festival, todas também gratuitas. A primeira, no dia 8 de novembro, das 14h às 18h, será a masterclass “História do cinema super 8 paranaense”, ministrada pelo historiador e cineasta Flávio Rocha. Ele irá apresentar aos participantes um panorama sobre a história do nosso super 8 durante a década de 1970, e como ela se situa dentro do cenário superoitista brasileiro da época. Flávio é pesquisador da produção e a circulação de filmes Super 8 na década de 1970 no Brasil. É graduado em História pela UFPR, mestre em Imagem e Som pela UFSCAR e especialista em Comunicação e Semiótica pela PUC-PR.
No dia 9, também das 14h às 18h, teremos a oficina “O Cinema sem Câmera e suas Poéticas de Reapropriação”, ministrada pelo Duo Strangloscope (os cineastas catarinenses Cláudia Cárdenas e Rafael Schlichting). Durante a oficina eles oferecerão uma introdução às práticas da reapropriação e ao foundfootage, revisando as diferentes possibilidades de intervenção sobre filmes analógicos de 16mm já filmados, utilizando algumas práticas de cinema sem câmera.
Já no dia 10 de novembro, das 14h às 16h, será a vez da “Oficina de projeção em cinema super 8”, ministrada pelo professor, diretor e projecionista Lucas Vega. A oficina, com duas horas de duração, discutirá o que é ser projecionista, os fundamentos da projeção, quais as principais diferenças entre a projeção digital e em película e quais as especificidades da projeção de filmes Super 8. Ao final da prática, os participantes participarão das projeções durante o “Home Movie Day – Dia do Filme Caseiro”.
As oficinas e workshops têm inscrições limitadas, que devem ser feitas pelo e-mail curta8@curta8.com.br, estando sujeitas ao preenchimento das vagas. Na inscrição é necessário identificar a oficina pretendida, colocar nome, e-mail e telefone.