OFICINA EM CURITIBA/PR – EDIÇÃO 2016


Oficina de Super 8

O “Curta 8” promove nos dias 23 e 24 de julho de 2016 a Oficina de cinema em super-8. Os participantes selecionados têm mais duas semanas pra produzir seus filmes, que devem ser totalmente captados e montados na câmera, e serão exibidos na mostra competitiva do festival.
A oficina é gratuita e segue a proposta de captação em tomada única, a exemplo de um novo tipo de festival de super-8 que vem conquistando o público em festivais na França, Espanha, Suíça e Alemanha. Nestes festivais são exibidos apenas filmes montados diretamente na câmera. Ao realizador é permitido utilizar qualquer efeito de manipulação fotográfica durante a exposição para criar efeitos ou transições nos cortes; contudo, é proibida qualquer edição posterior nas imagens captadas, o que exige do realizador planejamento prévio e conhecimento básico de fotografia de cinema.
O resultado dos filmes é sempre uma surpresa, tanto para o público como para os realizadores, que assistem ao filme pela primeira vez durante o festival. A sonorização do filme também fica a critério dos próprios realizadores, que podem optar pela execução de um CD com trilha sonora ou realizar performances, dublagens, ou mesmo a execução ao vivo do som a partir de instrumentos tocados durante a exibição do filme.

Selecionados para a Oficina de Tomada Única de Curitiba 2016

1.Vitor de Almeida Sawaf – Ruína
2.Marcos Hadlich – Solipsismo
3.Hugo Cunha – O teu Lado Mais Sombrio
4.Elaine Stankiwich – Branco
5.Bruna Costa – Insensatez
6.Luciane Carvalho – Doces Amargos
7.Victor Moreira Negrelli – Super Schip 8
8.Eduardo Martins Zimermann Camargo – Carro do Sonho
9.Nicole Sourient – Casca
10.Rodrigo Samia – Boa Noite, Bons Sonhos
11.Carlos Bahia – Indesejada
12.Jessica Nicole Lima de Loiola – Espectros
13.Alexandre Severo Masotti – Hábito Habita, Pele Película
14.Pedro Machado Carneiro – Sinédoque Curitiba
15.Isabela Leticia Pereira Lima – Automat