REGULAMENTO EDIÇÃO 2016

1 – Da Organização
A edição 2016 do “Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super-8 de Curitiba” é uma promoção da Caixa Econômica Federal, através da CAIXA CULTURAL de Curitiba. Nos últimos doze anos o Curta 8 tem promovido a produção, exibição, divulgação e premiação de filmes na bitola super-8, além de resgatar a memória da produção cinematográfica produzida em super-8 no Brasil e no mundo.

2 – Das Inscrições
A inscrição é feita somente através do site: www.curta8.com.br e cada participante pode inscrever ao todo até 3 (três) filmes produzidos em super-8 em quaisquer das 4 (quatro) categorias abaixo (ver detalhamento no item 3 do edital):

1 – Filme Super-8 – Tomada Única (Oficina)
2 – Filme Super-8 – Tomada Única (Independente)
3 – Filme Super-8 – Finalizado em Película
4 – Filme Super-8 – Finalizado em Digital

2.1 – A competitiva da edição 2016 do “Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super-8 de Curitiba” abrange tanto as produções de todo o território brasileiro, quanto as advindas de outros países.
2.2 – Só poderão participar da competitiva filmes produzidos a partir de 2013 e que não tenham sido exibidos em edições anteriores do Curta 8. Todavia, os filmes concluídos em data anterior a 2013 poderão se inscrever e participar fora de competição, caso selecionados pela curadoria.
2.3 – O uso excessivo de efeitos digitais na montagem, que descaracterize ou mesmo impossibilite saber se o trabalho é originalmente filmado em super-8 pode invalidar a inscrição.
2.4 – Para filmes que contenham diálogos, legendas ou qualquer conteúdo de texto em língua diferente da portuguesa, e cuja compreensão destes seja imprescindível para o entendimento do filme, será solicitado que o realizador envie a lista das legendas em português ou em uma das seguintes línguas: inglês ou espanhol. A organização do Curta 8 se compromete apenas em traduzir as legendas para o português, caso estejam em outro idioma.
2.5 – Os filmes passarão por avaliação do conteúdo para eventual orientação do público presente nas sessões, caso o material contenha cenas impróprias para determinadas faixas etárias. Também será verificado se os filmes atendem às condições mínimas estabelecidas neste regulamento para cada tipo de finalização – os filmes que não atenderem a estes requisitos não serão exibidos.
2.6 – Após a realização do festival, os filmes finalizados em película estarão disponíveis para devolução aos realizadores presentes, no Auditório do Teatro da CAIXA Cultural de Curitiba, no último dia do festival. Aos realizadores que apresentarem filmes em película e que não estejam presentes na cerimônia de premiação, os filmes serão devolvidos via correio. Os filmes realizados nas oficinas de tomada única não serão devolvidos e farão parte do acervo do Curta 8, contudo a organização do festival poderá fornecer uma cópia destes filmes a título de empréstimos aos realizadores que queiram digitalizá-los por conta própria. Os trabalhos enviados em formato digital não serão devolvidos e também farão parte do acervo do festival.
2.7 – Os formulários de inscrição para as diversas categorias estão disponíveis no site: www.curta8.com.br, devendo ser preenchidos e enviados pela internet até as datas especificadas para cada categoria no item 3 deste edital.
2.8 – A inscrição somente será efetivada mediante a entrega do filme, seja pela internet (para os filmes finalizados em digital), ou por serviço postal com registro de envio (para os filmes finalizados em película e para os filmes realizados em tomada única) dentro dos prazos definidos para cada categoria. Para os filmes enviados através de serviço postal, será considerada a data de postagem. No caso do envio em data próxima ao término das inscrições, sugerimos a utilização de serviço postal expresso para evitar atrasos na entrega.

3 – Das Categorias
FILME SUPER-8 – TOMADA ÚNICA (OFICINA)
O “Curta 8” promoverá nos dias 23 e 24 de julho de 2016 na cidade de Curitiba/PR a oficina de cinema em super-8, em caráter gratuito. As inscrições acontecem de 4 de julho até 17 de julho de 2016 exclusivamente pelo site www.curta8.com.br. O resultado dos selecionados para as oficinas será comunicado a todos por e-mail e publicado no site do festival no dia 20 de julho de 2016. Os participantes selecionados terão duas semanas pra produzir seus filmes, após a data de realização das oficinas. Cada participante deve utilizar um único cartucho de filme super-8, que deve ser obrigatoriamente do tipo reversível e que será fornecido pelo festival. O filme tem que ser editado na própria câmera, no próprio ato de filmar, sendo permitido o uso de qualquer efeito fotográfico manipulado durante a exposição, porém o filme não deve ser revelado pelo realizador. Depois de filmar, o rolo deve ser enviado para o endereço da organização (ver item 4) até o dia 08 de agosto de 2016. Só serão aceitos os envelopes onde conste a data de postagem até o dia 08 de agosto 2016. Após o recebimento do rolo, a organização do Curta 8 se responsabiliza por enviar o filme para o laboratório e reserva-se o direito de projetar ou não os filmes revelados, sejam quais forem seus resultados (os realizadores inscritos ou convidados aceitam desde já estes termos e declaram-se cientes de que seus filmes podem ser projetados mesmo sem nenhuma imagem revelada). Reiteramos que a organização do Curta 8 se responsabiliza apenas por encaminhar o material filmado a um laboratório especializado para revelar o filme, não se responsabilizando por erros na fotometria ou quaisquer outros problemas na manipulação do filme, sendo esses de total responsabilidade do participante. O resultado dos filmes é sempre uma surpresa, tanto para o público como para os realizadores, que assistem ao filme pela primeira vez durante o festival. A trilha sonora do filme também fica sob responsabilidade do realizador, que pode montar a trilha em um CD ou MP3 para ser tocado junto com a projeção ou pode usar recursos de sonorização ao vivo como: dublagens, instrumentos musicais, etc., ficando estes a critério do realizador quando da exibição. No caso da execução de instrumentos, consultar previamente a organização do festival para certificar-se dos recursos disponíveis, como cabos, amplificadores, microfones, etc.

FILME SUPER-8 – TOMADA ÚNICA (INDEPENDENTE)
Nessa categoria o realizador preenche e envia o formulário de inscrição até 25 de julho de 2016 com um resumo da proposta do seu filme e aguarda uma confirmação que será enviada por e-mail até 29 de julho de 2016. Caso a inscrição seja aprovada, o realizador tem até o dia 08 de agosto de 2016 para rodar seu filme e enviar ao festival o cartucho filmado (sem revelar). O participante deve utilizar um único cartucho de filme super-8, que deve ser obrigatoriamente do tipo reversível. O filme tem que ser editado na própria câmera, no próprio ato de filmar, sendo permitido o uso de qualquer efeito fotográfico manipulado durante a exposição (algumas dicas), porém o filme não deve ser revelado pelo realizador. Depois de filmar, o rolo deve ser enviado para o endereço da organização (ver item 4). A aquisição do cartucho é de inteira responsabilidade do realizador – ao receber a confirmação por e-mail, o realizador receberá uma lista com sugestões de lugares onde o filme pode ser comprado. Depois de enviado à organização do festival (com data de postagem até 08 de agosto de 2016), a organização do Curta 8 se responsabiliza por enviar o filme para o laboratório e reserva-se o direito de projetar ou não os filmes revelados, sejam quais forem seus resultados (os realizadores inscritos ou convidados aceitam desde já estes termos e declaram-se cientes de que seus filmes podem ser projetados mesmo sem nenhuma imagem revelada). Reiteramos que organização do Curta 8 se responsabiliza apenas por encaminhar o material filmado a um laboratório especializado para revelar o filme, não se responsabilizando por erros na fotometria ou quaisquer outros problemas na manipulação do filme, sendo esses de total responsabilidade do participante. Realizador e público assistirão ao filme pela primeira vez no Teatro da Caixa Cultural em Curitiba, durante os dias do festival. A trilha sonora do filme também fica sob responsabilidade do realizador, que pode montar a trilha em um CD ou MP3 para ser tocado junto com a projeção ou pode usar recursos de sonorização ao vivo como: dublagens, instrumentos musicais, etc., ficando estes a critério do realizador quando da exibição. No caso da execução de instrumentos, consultar previamente a organização do festival para certificar-se dos recursos disponíveis, como cabos, amplificadores, microfones, etc. Veja algumas dicas para realização da trilha sonora no tutorial como fazer um Tomada Única.

• FILME SUPER-8 – FINALIZADO EM PELÍCULA
Nessa categoria serão aceitas inscrições até 08 de agosto de 2016 de filmes super-8 com no máximo 15 minutos de duração e que tenham sido posteriormente editados diretamente na película para que o conteúdo seja exibido em seu formato original. O realizador precisa certificar-se de que a montagem esteja em perfeitas condições para exibição. O festival não se responsabiliza por qualquer dano causado na película, sendo responsabilidade do realizador certificar-se de que as emendas foram feitas com o devido cuidado para não encobrir as perfurações. O áudio destes filmes pode ser executado a partir de pista magnética aplicada na película, execução de CD ou MP3 durante a projeção, ou sonorização ao vivo com dublagens e/ou execução de instrumentos musicais. No caso de sonorização ao vivo, consultar a organização do festival para certificar-se dos recursos disponíveis, como cabos, amplificadores, microfones, etc. Os filmes desta categoria devem ser enviados via serviço postal expresso para o endereço do festival (ver item 4).

FILME SUPER-8 – FINALIZADO EM DIGITAL
Nessa categoria serão aceitas inscrições até 08 de agosto de 2016 de filmes em que o realizador tenha digitalizado o material filmado originalmente em super-8 e finalizado o trabalho em arquivo digital exclusivamente no formato .mov ou .mp4, codec H264, NTSC, com no máximo 20GB de tamanho. O realizador deve disponibilizar no devido campo do formulário de inscrição o link para download do arquivo do filme, que deve ser enviado exclusivamente pelos sites www.wetransfer.com ou www.myairbridge.com para o email: curta8@curta8.com.br, não sendo aceito o envio do material pelo serviço postal convencional. É responsabilidade do realizador certificar-se de que a cópia da obra esteja em perfeitas condições e não apresente problemas de execução em reprodutores convencionais de mídias digitais. O uso excessivo de efeitos digitais na montagem, que descaracterize ou mesmo impossibilite saber se o trabalho é originalmente filmado em super8 pode invalidar a inscrição.

4 – Do Envio

4.1- Para os filmes Finalizados em Digital, após o preenchimento e envio online da ficha de inscrição disponível em www.curta8.com.br, o envio da cópia do filme é feito exclusivamente via:
www.wetransfer.com ou www.myairbridge.com para o email curta8@curta8.com.br
4.2- Para os filmes de Tomada Única (Independente), Tomada Única (Oficina) ou Finalizados em Película, depois de realizada a inscrição pelo site www.curta8.com.br, os filmes devem ser enviados para o endereço abaixo:

Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super-8
Processo MultiArtes (a/c Fábio Allon)
Alameda Princesa Izabel, 2500, ap. 702
Bairro: Bigorrilho
Curitiba-PR / Brasil
CEP 80.730-080

5 – Do Júri
5.1- O Júri Oficial será composto por 3 (três) profissionais com atuação em diferentes áreas do cinema, sem nenhuma participação na organização do festival nem nos filmes em competição.

6 – Da Premiação
6.1- O “Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super-8 de Curitiba” concederá troféus aos vencedores em 6 (seis) categorias:

1. Super Prêmio Técnico
2. Super Prêmio Artístico
3. Super Prêmio Surpresa
4. Super Filme – Tomada Única
5. Super Filme – Júri Popular
6. Super Filme – do Festival

6.2 O Super Prêmio Técnico é concedido pelo júri oficial e avalia as características da concepção do filme envolvendo as escolhas fotográficas como o tipo de emulsão, o uso do foco e da iluminação seja natural ou artificial, a execução dos planos, a confecção da direção de arte, a técnica do contexto som-imagem (no caso do uso de sonorização ao vivo a qualidade técnica da performance na execução dos instrumentos e/ou eventuais dublagens), a montagem e a qualidade técnica do conjunto final da obra no momento de sua exibição.
6.3 O Super Prêmio Artístico é concedido pelo júri oficial e leva em consideração as intenções do diretor e a expressividade artística de suas escolhas no todo, o resultado dramático das atuações (que podem contemplar desde atores, atrizes, ou mesmo objetos inanimados, tais como marionetes, objetos em stop-motion, etc), o roteiro, a originalidade e criatividade do contexto som-imagem (no caso do uso de sonorização ao vivo a qualidade expressiva da performance da trilha sonora e/ou eventuais dublagens).
6.4 O Super Prêmio Surpresa é concedido pelos organizadores do festival, tendo seu critério definido pelos mesmos. Nele pode ser destacada qualquer característica não avaliada pelos prêmios anteriores, mas que mereça destaque, em qualquer uma das mostras (sejam competitivas ou não).
6.5 O prêmio de Super Filme – Tomada Única é concedido pelo júri oficial e será entregue ao filme de maior destaque dentre os participantes das mostras competitivas desta categoria.
6.6 O prêmio de Super Filme – Júri Popular é concedido pelo júri popular através de votação ao fim de cada sessão e será entregue ao filme das mostras competitivas com melhor desempenho na avaliação do público.
6.7 O prêmio de Super Filme – do Festival é concedido pelo júri oficial e será entregue ao filme de maior destaque dentre todos os filmes participantes das mostras competitivas.
6.8 Além dos troféus, prêmios adicionais podem ser oferecidos aos contemplados em algumas das categorias listadas acima, sendo estes prêmios de responsabilidade dos parceiros do festival.

7 – Do Evento
7.1- O “Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super-8 de Curitiba”, este ano em sua 12a edição, tem a coordenação geral de Antônio Carlos Domingues e realização da Perfil Comunicação e Cultura, com produção da Processo MultiArtes (Adriano Esturilho e Fábio Allon), e direção de projeção de Lucas Vega. O festival será realizado entre os dias 06 a 09 de outubro de 2016 e as atividades se concentram no Teatro da CAIXA Cultural de Curitiba, localizado à Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro, Curitiba/PR, Brasil.
7.2- O festival tem entrada franca e é aberto ao público em geral. Os ingressos para cada sessão podem ser retirados na bilheteria do teatro, de acordo com os procedimentos da Caixa Cultural (normalmente a partir de 60 minutos antes do início das mesmas).

8 – Da Divulgação
8.1- Os realizadores, ao concordar com os termos do presente regulamento e após efetuar sua inscrição ou serem selecionados pelas curadorias, autorizam a organização do Curta 8 a utilizar, sem ônus, conteúdo de imagens e som dos filmes, em parte ou no todo, para fins de divulgação do evento em quaisquer meios de comunicação imediatamente a partir da seleção dos mesmos.

9 – Das Decisões
9.1- As questões omissas neste regulamento serão resolvidas pela Organização do Curta 8.
Maiores informações através do e-mail curta8@curta8.com.br

Fazer a Inscrição